Sobre a acupuntura

O que é a acupuntura?

A acupuntura é uma técnica de tratamento que utiliza a estimulação de pontos distribuídos pelo corpo com o objetivo de melhora das condições fisiológicas do organismo. Esse estímulo pode ser realizado com agulhas, sementes, esferas, pastilhas, ímãs, laser, eletroestimulação ou, ainda, com a própria mão, sendo a agulha o meio mais utilizado.

Qual o mecanismo de ação da acupuntura?

Os pontos de acupuntura apresentam um maior número de terminações nervosas, quando em comparação com outros locais da superfície corporal. Quando realizamos um estímulo nesse local, o Sistema Nervoso Central o reconhece e dá um comando para que o organismo libere alguns neurotransmissores, que irão atuar no alívio da dor, no relaxamento muscular, na ativação de circulação, na redução da ansiedade, no combate à inflamação, entre outros.

Quais as indicações mais comuns da acupuntura?

De modo geral, a acupuntura é mais utilizada em qualquer situação que denote dor, seja ela aguda ou crônica. Além disso, atua no tratamento de distúrbios músculo-esqueléticos (lesões musculares e articulares; processos inflamatórios, tais como tendinopatias, bursites e tenossinovites; pós-cirúrgico em qualquer condição ortopédica), distúrbios reumáticos (fibromialgia, artrite reumatóide, dores articulares, entre outros) e neurológicos (seqüelas de AVC, síndromes compressivas, tais como a síndrome do túnel do carpo, doenças degenerativas). Na área esportiva, age na prevenção e no tratamento de lesões relacionadas à prática esportiva, auxiliando, também, no condicionamento físico. Age, ainda, como tratamento de apoio no alívio de sintomas do stress, transtornos de ansiedade e outros distúrbios psicossomáticos.

Como é o tratamento por acupuntura?

Na sessão inicial, é realizada uma consulta, onde o paciente é questionado não somente em relação à patologia em si, mas também sobre o organismo como um todo. Histórico de patologias pregressas e atuais, hábitos de vida diária, patologias associadas, sintomas diversos, relacionamentos, trabalho, alimentação, atividade física, sono, uso de medicamentos, exames laboratoriais e de imagem, tratamentos realizados anteriormente, são aspectos considerados na formulação do diagnóstico energético e na seleção de pontos de acupuntura. A partir da consulta, é definido então o plano de tratamento, sua freqüência, tempo de aplicação e o uso de recursos de apoio (laser, eletroestimulação, moxa, ventosa, estimulação auricular, stiper, kinesio tape, TIQ, terapia manual, liberação miofascial, cinesioterapia, reeducação postural e orientações gerais).

Quem pode trabalhar com acupuntura no Brasil?

No Brasil, não existe uma regulamentação a respeito. A Acupuntura é reconhecida pelo Ministério do Trabalho como Ocupação, sendo considerado acupunturista o profissional que passou por treinamento e formação na área a nível técnico ou de pós-graduação. De modo geral, praticamente todos os Conselhos profissionais da área da saúde reconhecem a acupuntura como especialidade.